LOIÇA PRETA

Localizada a 2,5 Km, no sentido noroeste da sede do concelho de Tondela, distrito de Viseu, encontra-se a freguesia de Molelos.
Desde épocas remotas, tem sido um importante centro produtor de artefactos de barro negro, tal como nos é revelado na Necrópole de Paranho, com vasos do período da idade do Bronze.
As argilas de excelente plasticidade e as crescentes necessidades de mercado, levaram ao desenvolvimento de uma importante actividade artesanal, tornando a Freguesia de Molelos uma notável escola para muitas gerações.
As produções de barro não vivem só por si, mas também pelo contexto de onde provem e pela função que possam ter desempenhado.
O barro negro de Molelos consagrou-se através da sua função utilitária no quotidiano das populações. Utilizadas para conservar cereais, azeitonas e azeite, para levar ao fogo e cozinhar alimentos, para armazenar líquidos como água e vinho, ou ainda para serem servidas à mês, a louça preta manteve, ao longo dos tempos, o seu papel imprescindível na vida das populações.
Tradicionalmente a loiça era cozida em soenga, processo de cozer cerâmica numa cova, pouco profunda, cavada no solo.
Em Molelos, a cozedura de tipo redutor (através da obstrução completa do “forno” em fim de cozedora), origina uma louça completamente negra e parcialmente impermeabilizada.
Actualmente, a nova geração de oleiros, criativos e determinados, implantou-se no mercado, procurando novas abordagens, com a sofisticação de padrões estéticos, estilização te tipologias, com novos usos e conquista de territórios, com uma produção muito diversificada e em serie. As instalações de trabalho surgem-nos racionalizadas, com métodos mecânicos, para melhor rendimento.
A veia criativa e artística é uma aposta no futuro. A inovação, a promoção do produto, a sua qualidade, são sinónimos de dinâmica, de planeamento de produção e de visão estratégica de mercado.
Pelo vanguardismo das formas, das novas tendências e das arrojadas pesquisas, para alem do barro, os barros de Molelos conquistam um lugar privilegiado na promoção turística e cultural do Concelho de Tondela.
Informação produzida por C.M. Tondela