ACERCA DOS VISITANTES DE MOLELOS

Ao analisar alguns artigos onde abordam o artesanato típico de Molelos e tendo tido o prazer de conviver com várias pessoas que visitam Molelos propositadamente por causa desta arte verifiquei que de acordo com a classe social, profissão e origem geográfica existem varias formas de a nomear.

Para o tradicional cidadão da Freguesia de Molelos, esta arte designa-se por Loiça Preta de Molelos. Deste tempos remotos que se utiliza esta designação que foi passando de século em século de Molelense em Molelense. Compram peças baratas de decoração para oferecer e loiça utilitária para a chanfana e o borrego no forno na altura da Páscoa e São Pedro.

Para o individuo que vende apenas barro vermelho nas feiras semanais, com péssimos acabamentos e “levando 5 paga 1”, esta arte é designada por Louça Preta de Molelos. Normalmente estas palavras são pronunciadas com alguma arrogância e ironia. Não compra nada pois não conhece e aprecia qualquer tipo de Louça.

O típico lisboeta (alfacinha, que prenuncia “vermaaalho”), o artesanato de Molelos designa-se Louça Negra de "Molaaalos". Estas pessoas normalmente são muito atenciosas, falando lentamente usando um vocabulário mais enriquecido, nunca reconhecendo que se diz “vermelho” em vez de “vermaaalho”. Alem disto, só passam por Molelos para conhecer, acabando quase sempre por nunca comprar nada. Pretendem server comprar o que não está cozido.

Os amantes e mestres de magia negra, abordam a olaria de Molelos como se trata-se da sua própria ideologia, nomeando este património vivo como Loiça Negra de Molelos. Fazem muitas perguntas e tentam saber apenas porque se designa negra, inferiorizando o processo artesanal de fabrico. Procuram objectos para fazer as suas receitas e rituais macabros.

Os aparentes intelectuais e alguns meios de comunicação apresentam esta arte por Cerâmica Negra de Molelos, querendo saber todos os passos a que são submetidas as peças. Posteriormente terão oportunidade de se exprimirem ou elaborarem um artigo fabuloso que mais parece direccionado para o meio juvenil ou infantil. Não compram, apenas pretende angariar informação.

Os apreciadores de cerveja tratam a olaria de Molelos por “Tu”. Parece que acabaram de chegar á capital da cerveja e perguntando sempre, “ onde posso comprar Cerâmica Preta de Molelos?” Contudo estes estão sempre bem dispostos e perguntam onde é o tasco para ir beber uma "cerveijinha preta". Compram quase sempre loiça utilitária, tipo canecas e serviços de vinho referindo sempre que é para oferecer á esposa.