Analizando e divagando.....

Existe um descontentamento que tende a generalizar-se sobre algumas politicas adoptadas pela Águas do Planalto. Existem pontos, entre outros que merecem ser analisados:

a) Em primeiro lugar é importante clarificar a quem me devo dirigir quando tenho alguma dúvida sobre assuntos relacionados com o abastecimento águas. Antes de encerrar o posto de atendimento desta empresa em Tondela, um cidadão deslocava-se á mesma para se informar e verificava uma falta de profissionalismo associado ao “jogo do ping-pong”. Era comum reencaminhar as pessoas para a Câmara Municipal de Tondela (e vice-versa), para tirarem as suas dúvidas. Uma empresa que está a prestar um serviço público tem obrigação de prestar os esclarecimentos devidos de forma clara e precisa. Actualmente está encerado o posto de atendimento em Tondela, então aos cidadãos tem que se deslocar cerca de 10km e muitos acabando por regressar a Câmara de Tondela para exercer o seu direito de se informar. A modalidade de “ping-pong” terminou, iniciando-se outra, a de “ténis”.

b) Analisando “leigamente” as questões directamente associadas as taxas implementadas, é necessário esclarecer de vez a constitucionalidade das taxas em vigor. As Juntas de Freguesia e as Câmaras Municipais têm um papel preponderante nesta caso. Das duas uma, ou estão a colaborar com esta ilegalidade ou assumem de vez uma posição fundamentada juridicamente quanto as taxas em questão.

c) Quanto á derrapagem orçamental, meus caros conterrâneos, de uma forma ou de outra, temos que ser nós contribuintes a pagar essa factura. É assim em tudo, pagamos por aquilo que se faz e por outro lado pagamos os erros de alguém. O termo “derrapagem orçamental” caiu em moda, para justificar os erros que se cometeram desde do inicio do projecto á conclusão da obra.

d) Outra questão não relacionada directamente com as Águas do Planalto é as taxas referentes aos resíduos. Muitos habitantes desta freguesia reclamam esta taxa. Esta só é paga por alguns munícipes. Quem usufrui do sistema de abastecimento público paga uma taxa referente ao lixo, quem não tem este sistema não paga. A Câmara Municipal de Tondela tem que estar atenta a estes pormenores, e implementar um sistema digno e justo que dignifique a justiça entre munícipes.

e) Quanto a formação da comissão para contestar alguns problemas existentes relacionado com as Aguas do Planalto, apenas tenho a dizer que espero sinceramente que esta tenha “peso” para enfrentar categoricamente e fundamentadamente as Aguas do Planalto.