Noticias de Molelos

Carta de Longe

.

"Um dia deste escrevi aqui sobre o lixo domestico, que de vez em quando se acumula em lugares públicos da nossa freguesia, quando a nossa Junta tem um transporte especifico para esses velhos sofás ou velhos electrodomésticos, uma vez por mês, só precisando de se telefonar ou ir á Junta de Freguesia , assinalando qualquer coisa de inútil de que se queiram desembaraçar. Relativamente a este assunto recebi uma carta de França do sr David Mendes, felicitando a junta por esta iniciativa e pedindo para cada vez fazer mais publicidade sobre o assunto, sugerindo que se distribuam panfletos nas caixas dos correios, para que ninguém ponha o lixo para lugares que devem ser sempre salas de visita da nossa terra. "

Comentário Pessoal:

Um dia, a cerca de um ano tive oportunidade de escrever um artigo para o jornal de Tondela que dava conta dos depósitos de lixo ilegais. È vergonhoso o que ainda se passa por Molelos. Existe uma falta de civismo evidente que compactua com a ignorância das pessoas com mais idade. Não só em Molelos mas um pouco por todo lado, existe uma inoperância das autoridades e autarquias locais nesta área. A componente ambiental actualmente quer queiram, quer não, tem um peso enorme no quotidiano do planeta. O aumento das emissões gasosas, e consequentemente aquecimento global vai acentuar o risco de catástrofes naturais, nomeadamente no caso de Portugal, Verões mais secos e no Inverno períodos rigoroso de cheias. E que tenho eu a ver com isso, quando os Estados Unidos e China estão a marimbar-se para isso?? Por uma questão de cultura deveria importar a todas as pessoas pois todos nós gostaríamos de ser suecos quando se fala da economia de um pais, todos gostaríamos de ser luxemburgueses quando se trata de ordenados mínimos, e concerteza a nível ambiental gostaríamos de ser Finlandeses. Mas para sermos exemplo é preciso sermos pioneiros, e não andar atrás de exemplos que pouco concertados que demonstram falta de responsabilidade e honestidade com as gerações vindouras.

.

Cuidado Minha Gente

.

"Atenção, muita atenção, porque eles andam ai, eles andam vestidos de cordeirinhos, no entanto são autênticos lobos esfomeados. Eles aparecem engravatados e sorridentes, prometendo o céu e a terra, eles vendem um pouco de tudo, e conhecem sempre algum familiar que se encontra ausente e depois se a gente vai na cantina, de m momento para o outro, somos roubados e enganados. Por isso, muita atenção e que não aconteça o mesmo que aconteceu a uma honrosa família da Vela, que foi num conto destes vigaristas e foi espoliada em varias dezenas de contos. Por isso mais uma vez, ogaciar com os alporrotes!!"

.

Festa de Santo Amaro

.

"Mais uma vez, as festas de Santo Amaro, á boa maneira antiga, vão ter lugar este ano, e será segunda feira dia 15 de Janeiro. Do programa consta missa solene cantada, com sermão e procissão acompanhada por uma banda de musica e por uma grande descarga de foguetes. Da parte da tarde a Banda musical percorrerá algumas ruas de Molelos, sempre ao som de foguetes que se farão ouvir, lembrando ás pessoas que é a festa de Santo Amaro e simultaneamente o Aniversário da SMIR de Molelos. "

in Folha de Tondela nº 1544, escrito por Macarinho