Quem deve promover o artesanato?

Os resultados valem o que valem.

Em termos pessoais, existem vários aspectos a salientar:

a) A principal parte interessada na divulgação desta arte (os oleiros) deveriam reunir esforços para projectarem o seu ofício na região, no país e no mundo. Contudo existe a participação em feiras nacionais e internacionais por parte de alguns oleiros, como é o caso do Feitiço da Púcara no Avante. De realçar estas iniciativas.

b) Quanto aos comerciantes de Molelos, salvo algumas excepções, poderiam retirar fruto desta divulgação, uma vez que considero que uma promoção séria e audaz poderia trazer mais gente a Molelos e que apenas engrandecia o nível económico dos mesmos.

c) As associações, excepto os ranchos, não tem ambição para o fazer, outras iniciativas consideram mais proveitosas. De realçar que a SMIR tentou organizar uma feira no ano passado que foi assombrada pelo mau tempo. Espero que esta actividade conste do actual plano de actividades.

d) Quanto á Câmara Municipal de Tondela, muita coisa se feito e investido mas resultados é que deixam um pouco a desejar. De facto esta entidade tem uma equipa a trabalhar neste sentido, tendo editado alguns livros e folhetos. Em tempos foi construído um Museu onde a loiça preta tinha algum destaque, que sinceramente não sei qual a sua finalidade, já que por duas ou três vezes que o tentei visitar e está fechado. Quem tiver informações sobre horário do mesmo, agradeço que as divulgue.

e) Quanto a Junta de Freguesia de Molelos, existe uma vontade de promover esta arte, mas não tenho conhecimento de nenhum projecto efectivo de divulgação, salvo as exposições de artesanato que dois jovens elaboram em hotéis do país, com custos consideráveis para a divulgação que é atingida na realidade. Eu percebo que isto não seja uma prioridade, mas é preciso aproveitar as nossas riquezas para engrandecer esta freguesia. A era do betão e do alcatrão já terminou nos países nórdicos. E estes são um exemplo a seguir. Existe uma projecto de realizar uma pagina de Internet da Junta de Freguesia de Molelos, onde esta arte iria ter especial destaque. Confesso que não percebo o porque da eternidade da sua construção.

Em suma, existe muita coisa a fazer, assim haja vontade de quem de direito e dos principais interessados. A Freguesia de Molelos apenas ficava a ganhar...