CERTIFICADA LOUÇA PRETA PARA RESTAURANTES.

Há algum tempo que a utilização de loiça preta de barro era questionada, alegando-se que continha, ou libertava substâncias prejudiciais á saúde, segundo a opinião de muitos analistas das questões de culinária. O mesmo já havia sido dito insistentemente, quanto á loiça de barro vidrado.

Gilberto silva é um artesão de Molelos, com a sua loja á beira da estrada, na entrada da terra doa loiça preta. A sua oficina tradição mais, não fica longe dali e é um local visitado por muitos turistas, que gostam de conhecer a técnica de produção e a arte de moldar a argila, sobre a roda do oleiro, dando origem as magnificas peças de artesanato, que seduzem a sensibilidade de qualquer humano.

Gilberto Silva é um dos oleiros de Molelos, da nova geração. Para tranquilizar os clientes que lhe vão fazendo encomendas para uso em restaurantes e também para o consumidor comum, que gosta de fazer em sua casa um bom arroz de padela, no forno, ou uma deliciosa chanfana, ou um saborosíssimo cabrito assado no forno, tudo em assadeiras de barro negro de Molelos, Gilberto Silva enviou para um laboratório competente as amostras de pastas cerâmicas que usa, afim de ser analisada a sua composição.

Feita a análise competente, Gilberto Silva ostenta na sua loja um certificado laboratorial que atesta o baixo teor de chumbo e cádmio existente na sua loiça, que fica, assim, certificado para uso na confecção de alimentos para consumo humano.

O certificado agora obtido permite á olaria Tradição Mais vender a sua loiça para restaurantes, com garantia sanitária. A Loiça ali produzida ostenta um carimbo próprio, que só pode ser utilizado por artesões autorizados, mediante certificado obtido após a analise e certificação da qualidade de matéria prima que utilizam para a fabricação das suas peças de olaria.

A ASAE (Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica), fiscalizou a loja do oleiro e exigiu a certificação dos produtos, no que toca á sua qualidade e segurança para uso culinário.

Esta é uma mais valia para a olaria Tradição Mais, que vai recebendo encomendas de variados e prestigiados restaurantes, não só do distrito, como de outras paragens.

Gilberto silva acredita que outros oleiros de Molelos irão certamente obter igual certificado, pois essa é uma garantia de que os seus produtos poderão ser adquiridos tranquilamente pelos restaurantes que gostam de valorizam, no seu serviço, os sabor tradicional de uma refeição concessionada e servida em louça de barro negro.

Autor F.M. (Folha de Tondela Nº 1547 ( III série – Ano 101)