Carnaval de Tondela - parte 1

Um pouco por todo o lado no dia de Carnaval a animação foi dominante, mesmo com a ameaça iminente de chuva. Tondela não foi excepção. Participaram 13 carros, com os mais variados temas. Iniciou-se o desfile com uma largada de pombos. Posteriormente a “Florbela” juntou-se a festa assim como o circo “Petronis”. O tema do ambiente foi dominante. A reciclagem e o impacto dos da energia eólica marcaram o desfile.

Foram milhares de anónimos que se deslocaram a Tondela, para assistir a este desfile carnavalesco pobre.

Estas pessoas mereciam mais!!

È de louvar todos os carros que participaram, uma vez que é necessário um árduo e longo trabalho para se apresentarem em Tondela. Quem já participou na construção de um carro alegórico sabe do que falo. Quem não participou convidou a participar uma vez que crescemos muito com estas iniciativas.

O concelho de Tondela tem 26 freguesias, cada freguesia tem “meia dúzia” de associações, afinal para que servem tantas associações? Sempre defendi e continuo a defender que as associações só devem existir se:

1) Realizarem trabalho sustentado ao longo do ano

2) Sejam úteis para a população/comunidade

3) E representem e dignifiquem a freguesia

Parece-me que existem associações a mais no concelho de Tondela.

As associações tem oportunidade de divulgar o que as freguesias tem de bom e chamar a atenção para os problemas de difícil resolução, contudo estas, não se empenham para realizarem e fazerem um bom trabalho em prol da freguesia.

A freguesia de Molelos, deveria participar neste tipo de iniciativas, fazendo se representar pelas suas associações. Vamos ser ambiciosos e deixemo-nos de falsos realidades atingidas.

A câmara municipal e as juntas de freguesias tem um papel importante nesta área. É preciso só apoiar quem trabalha. Quando é para receber ninguém falta a chamada, quando é para trabalhar todos se afastam. É o problema crescente do associativismo.

Parabéns a Câmara Municipal de Tondela e a todas as associações que se empenharam e deram o seu melhor.