Divulgação da V Semana Cultural da AEESTV

Nas últimas semanas não foi possivel acompanhar os acontecimentos com o devido compromisso uma vez que me envolvi numa actividade a realizar na próxima semana, da qual tenho todo orgulho em apresentar no meu blog. Quando me prenuncio sobre as actividades a realizar pelas associações, é porque tenho alguma (pequena) experiência de como tudo funciona. As associações tem que mostrar trabalho, e eu apresento nas quais estou envolvido.

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (AEESTV), vem por este meio apresentar o programa oficial da V Semana Cultural da AEESTV, a realizar nos próximos dias 19, 20 e 21 de Março. Consulte o programa detalhado em www.aeestv.com

A quinta edição deste evento pretende reforçar o papel da Associações de Estudantes junto da comunidade académica que representa. A nova filosofia de ensino (Processo de Bolonha) evidencia uma mudança clara nos métodos de ensino e aprendizagem. Esta transformação obriga as associações de estudantes a alterar a sua forma de actuar, ajustando as suas acções á realidade actual do ensino superior em Portugal.

Neste contexto de mudança, a AEESTV na próxima semana vai desenvolver um conjunto de actividades de carácter lúdico, académico e científico ajustando a nova realidade de ensino aos estudantes (alunos/cidadãos.)

Este ano, devido a alteração e indefinição da lei de financiamento do Associativismo, foi preocupação reduzir os custos, aumentando a qualidade da Semana Cultural. Este aparente paradoxo é fruto de um árduo trabalho em termos de parcerias aplicando os conhecimentos e ferramentas de gestão disponíveis ao alcance da direcção, afim de fazer os melhores contractos possíveis. Isto conseguiu-se em varias vertentes, como por exemplo na aquisição da tenda onde se reduziu acima de 2 000 euros.

Apresentação do programa detalhado:

Dia 19 de Março (segunda feira)

O início da semana cultural da AEESTV, ficará marcada com a realização de uma acção de sensibilização intitulada “TODOS a RECICLAR”. As instituições de ensino, e consequentemente os docentes, funcionários e dirigentes associativos têm um papel acrescido na formação e prevenção. Desta forma a AEESTV colocará um stand junto do refeitório/bar onde será distribuído material didáctico, incentivando à reciclagem e esclarecendo as questões pertinentes. Serão distribuídos brindes ao longo do dia a todos aqueles que manifestarem interesse em (re) apreender a reciclar. È urgente agir, e criar hábitos saudáveis afim de atingir sensibilidade quanto baste nos estudantes que brevemente estão no mercado de trabalho.

Na hora de Almoço serão abertas a várias salas de exposições na Escola. Estarão expostos quadros de dois pintores; um da cidade de Viseu e outro a nível nacional que apresentará 26 Terras de Portugal em quadros. Paralelamente será apresentado vários modelos relacionados com o aeromodelismo e a sala de Exposição de Madeiras poderá ser visitada afim de admirar as obras que ao longo dos anos, os alunos e docentes da ESTV desenvolveram nesta área. A livraria Pretexto também se fará representar com a colocação de uma stand com livros direccionados para a área de contabilidade e administração junto ao departamento de Gestão.

Pelas 14 horas o auditório da ESTV receberá quatro oradores que ao longo da tarde apresentarão as suas comunicações. Inicia-se com o Eng.º Abreu Ferreira da AMB- 3e ( Sociedade Gestora de componentes eléctricos e electrónicos) onde será abordado o trabalho realizado e a importância da gestão/valorização dos resíduos eléctricos e electrónicos. Será direccionada para alunos e docentes a área da Eng.ª do Ambiente, Eng.ª de Informática, Eng.ª. Electrotécnica e Mecânica, essencialmente.

O segundo orador, Eng.º Pedro Lopes, professor investigador na Universidade Nova d Lisboa apresentará a sua experiência na NASA. Esta palestra é direccionada para toda a comunidade académica uma vez que será apresentado na primeira pessoa um projecto pessoal ambicioso de exemplo a seguir para muitos alunos.

Em seguida o auditório receberá a comunicação de dois docentes da ESTV. Pelas 16horas o Eng.º Eduardo Gouveia (ESTV) vai apresentar uma palestra sobre as energias renováveis. È importante qualquer aluno da área da Eng.ª estar atento a estes aspectos. Por fim o Eng. Paulo Moisés (ESTV) vai apresentar uma comunicação sobre “Microgeração” igualmente destinada a todas área das engenharias.

Pelas 19horas inicia-se o torneio de Gestão de Empresas.

A seguir ao jantar, na tenda implementada no parque de estacionamento da ESTV actuará a tuna do Instituto Politécnico de Viseu. Em seguida actuará o Grupo Musical Mega. Um grupo muito querido pelos estudantes desta instituição devido a anteriores actuações e á qualidade, alegria e diversão associada ao mesmo. O final da noite fica a cargo do Dj Martinez.

Dia 20 de Março (terça-feira)

O dia 20 não haverá actividades de interesse durante o dia. À noite pelas 21horas estava previsto a passagem do Filme “Uma Verdade Inconveniente” do Ex- Vice-Presidente dos Estados Unidos e que não passou nos cinemas em Viseu. È um filme /documentário que qualquer pessoa enquanto cidadão e essencialmente como futuros engenheiros e doutores deveriam ver e reflectir. Contudo aguarda-se que a Lusomundo (Lisboa) ceda os direitos assim como o filme. Caso contrario esta actividade será cancelada iniciando se mais cedo o programa predefinido.

Durante a noite, a tenda no estacionamento na ESTV receberá Nuno Nunes e Leonel Nunes. Este último musico já é uma referência nacional na música popular/”pimba”. Recentemente encerrou o Carnaval da Mealhada e levou ao rubro milhares de estuantes na Latada de Coimbra com as suas músicas e personalidade. Já mereceu destaque na digníssima revista Visão pela sua crescente popularidade e postura em palco. Gosta de ser conhecido pelo Homem do garrafão, uma vez que se faz acompanhar do mesmo durante a actuação acabando de actuar quando este estiver vazio.

A noite continuará na discoteca NB com actuação do percussionista Alex Magni.

Dia 21 de Março (quarta-feira)

O dia 21 marcará o final desta semana cultural. Na hora de almoço e ao longo da tarde serão exibidos trabalhos realizados pelos alunos do departamento de Informática e Marketing na sala de convívio. Conhecer e dar a conhecer o que de bom se faz por parte dos alunos é algo de grande orgulho para os mesmos. Pelas 14horas vai realizar-se o primeiro Karting rapid AEESTV no parque de estacionamento. As inscrições estão abertas e os mais rápidos a efectuar duas voltas á pista serão premiados. Paralelamente realizar-se-á uma demonstração de aeromodelismo. O céu da ESTV é o limite desta actividade.

Pelas 16 horas o auditório receberá a apresentação do software Auto Desk – Revit. Apresentado pelo arquitecto Carlos Vieira. Em seguida o auditório acolherá o Técnico dos recursos humanos da MOTAGIL, Dr. Carla Pacheco e o Jovem Eng.º António Meireles da mesma empresa. Esta palestra tende a demonstrar quais as dificuldades a ingressar numa empresa assim como o caminho escolar a seguir. Será direccionada para todos os alunos da ESTV.

A noite o teatro Trigo Limpo apresentará a peça “Cantos da Língua”. Um grupo profissional com grande projecção a nível nacional e internacional. “Cantos da Língua” está em digressão por várias salas do Pais, após o êxito alcançado com o lançamento do seu trabalho discográfico e com as apresentações ao vivo na RDP, na Galiza e em várias cidades do País. Apesar do falecimento de um membro da direcção, a actriz e ensaiadora, Carla Torres, o grupo vai actuar no dia que regressam de Madrid.

A noite prossegue com actuação do Grupo Republica, grupo este do distrito de Viseu, de estimado valor em termos artísticos e musicais. O encerramento da V semana Cultural será na discoteca Hangar com a actuação do Dj Fernando Alvim. Conhecido como o Grande Capital Alvim, apresenta Curto Circuito e é locutor da antena 3.

Esta semana cultural conta com o apoio da Escola Superior de Tecnologia de Viseu e pela maioria dos docentes da mesma que dispensarão os alunos para se envolverem activamente nas actividades de interesse para o engrandecimento cultural e cientifico dos alunos desta instituição.

Para saber mais informações:

1) Para informações mais detalhadas sobre as actividades apresentadas, contacte:

969186692

(Ricardo Santos – Coordenador de Comunicação e Imagem da AEESTV)

2) Para declarações e aspectos gerais da semana cultural contacte:

917583072

( Paulo Sousa – Presidente da AEESTV)