Caracterização Social e Económica de Molelos

A Freguesia de Molelos preserva uma cultura muito própria, na qual persiste a agricultura, sendo a fruta e o cultivo para consumo doméstico dominante. No sector secundário existe uma grande empregabilidade na área da construção civil. A mão-de-obra feminina da freguesia, na generalidade é utilizada nas indústrias instaladas no concelho de Tondela. O sector terciário ao longo dos últimos anos apresenta um crescimento significativo, principalmente no que diz respeito ao comércio fazendo-se representar por alguns minimercados, restaurantes, cafés, peixarias, talho, frutaria, drogaria, farmácia, pronto-a-vestir, lojas de artesanato e olarias essencialmente.

A olaria confere identidade á freguesia de Molelos potenciando o desenvolvimento económico e o turismo da região na qual se encontra inserida.

Relativamente á acção social, a população da freguesia de Molelos tem á disposição um centro do dia funcionando como ATL prestando apoio domiciliário ao idoso.

O que diz respeito á saúde, esta freguesia possui uma Extensão de Saúde, na qual trabalham dois médicos e duas enfermeiras. A nível privado recentemente instalou-se uma Clínica Dentaria e um Laboratório de Analises Clínicas.

No campo do ensino, Molelos dispões de dois Jardins-de-infância e três Escola de 1º Ciclo. Actualmente está em fase de construção a Escola Secundária com 3º Ciclo prevista para 24 turma constituída por quatro blocos e um polidesportivo coberto com balneários, edifícios estes implementados num a área de 40.000m2.

Quanto ao movimento associativo, Molelos apresenta sete colectividades distintas contribuindo para o desenvolvimento cultural, desportivo e recreativo da freguesia.