Projecto com vista à ERRADICAÇÃO DAS LIXEIRAS ILEGAIS

.

.

.

Lixeiras não controladas de RSU, Um problema ambiental de saúde pública – Caracterização e avaliação do existente numa área

.

.

Freguesias em Estudo:

Molelos, Nandufe, Campo de Besteiros, Vilar de Besteiros, Mosteiro de Fráguas.

A deposição ilegal de resíduos, em especial resíduos de construção e demolição, resíduos eléctricos e electrónicos (electrodomésticos), pneus, monstros são objecto de estudo em 5 freguesias do concelho de Tondela.

Com a colaboração dos populares de cada Freguesia e posteriormente com a ajuda dos elementos das juntas de freguesias foi possível identificar todos os depósitos ilegais nas 5 freguesias mencionadas anteriormente. Paralelamente este levantamento foi realizado uma estimativa das quantidades de resíduos depositados assim como a identificação dos mesmos.

Este trabalho foi moroso e algumas vezes desagradável devido aos resíduos encontrados. Posteriormente, depois de tratados os dados recolhidos no terreno, estes estão a ser alvo de estudo, quanto aos impactos ambientais nas águas, no solo, no coberto vegetal, na paisagem e na saúde pública.

Este projecto vai culminar com a elaboração de um PLANO DE ERRADICAÇÃO DOS DEPÓSITOS NÃO CONTROLADOS DA RSU. Este plano pretende compilar a informação dispersa existente a nível da erradicação assim como inovar a forma de actuar junto da população afim de combater a problemática dos depósitos ilegais.

Principais dificuldades:

- Não colaboração das entidades públicas competentes e directamente interessadas com a erradicação das mesmas (PELO MENOS DEVIAM SER);

- Legislação;

- A mentalidade. Mudar a mentalidade das pessoas é algo extremamente difícil (MAS NÃO IMPOSSIVEL);

- Não colaboração dos operadores (empresas particulares).

- Informação dispersa e confusa

- Tempo para a realizaçao do projecto