O acesso a saúde…

Nas últimas semanas tive necessidade de recorrer aos serviços de saúde existentes, não porque eu estivesse doente, mas porque alguém próximo de mim o teve que o fazer.

Sinceramente, não sei concretamente como definir o actual sistema de saúde em Portugal. Se por um lado é excelente por outro é medíocre. Passei mais de 24 horas à porta das urgências de dois hospitais: Hospital Cândido Figueiredo e Hospital São Teotónio.

Que dia terrível…. As horas não passavam, as informações não surgiam… e não paravam de chegar ambulâncias. Os corredores do Hospital de Viseu estão diariamente repletos de pessoas (Humanos) a sofrer. Entre sangue e dor reflectia o serviço digno dos bombeiros, dos voluntários e de alguns colaboradores dos hospitais referidos.”

Perante o cenário que presenciei apenas me apetece evidenciar:

1) O serviço realizados pelos Bombeiros. Homens que se dedicam e prestam um serviço de grande excelência perante tanta dor e sofrimento. É preciso realçar e evidenciar que realmente merece.

2) Em segundo lugar, uma palavra de especial admiração e apreço a todos os Voluntários, Homens e Mulheres que abdicam dos seus afazeres para prestarem um serviço tão Humano, precioso e extremamente válido.

Contudo, é muito enriquecedor a visita a um hospital, faz-nos mais solidários… mais Pessoas… mais Humanos…