JUVENTUDE 2009 - Paulo Simões

Mais um jovem de Molelos em destaque....

Paulo Simões conquista 2º lugar

Realizou-se em Barcelona, no início deste mês, a sexta edição da final do Concurso Maestro del Espresso Junior, que a marca italiana de cafés, com representação em Espanha e Portugal, promove a cada ano e desde a edição de 2008 passou a incluir concorrentes portugueses, mais concretamente das Escolas do Turismo de Portugal, IP.

Em termos da representação portuguesa, o destaque desta edição foi o aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Paulo Simões, do 3º ano do Curso de Restaurante/Bar, que se classificou em 2º lugar, tendo recebido como prémio mil euros.

Paulo Simões, que é natural de Molelos, Tondela, foi acompanhado e preparado para estas provas pelo Chefe de Bar da EHTC, Eduardo Vicente. Este aluno tinha sido apurado na semi-final portuguesa realizada em Abril nas instalações da EHTC, com mais outros quatro alunos do Turismo de Portugal, IP e que também se apresentaram em Barcelona, estes das Escolas de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira, Mirandela, Algarve (Faro) e Portimão.

Paulo Simões é o actual Campeão Nacional/Medalha de Ouro de Serviço de Mesa e Bar, título conquistado no último Campeonato Nacional das Profissões (para jovens em formação), promovido pelo IEFP em Santarém em Março passado, representado Portugal nos próximos mundiais das profissões (World Skills) a realizar no Canadá em início de Setembro próximo.

Os jovens portugueses disputaram este concurso com mais trinta e cinco concorrentes espanhóis, tendo estes arrecadado os 1º e 3º lugares, tendo-se Paulo Simões intrometido no “pódio espanhol”. As provas em concreto consistiram em, num tempo limite de quinze minutos, preparar a máquina, afinar o moinho e tirar, segundo todas as regras de higiene e as técnicas de serviço de cafetaria, o melhor café expresso e o melhor cappuccino, com as temperaturas, consistências, cores e, claro, sabores, perfeitos, apresentando os resultados ao conhecedor e exigente júri.

in noticias de viseu

NOTA: Gostariamos de aprofundar este assunto. Se alguém tiver o e-mail do Paulo é favor enviar para molelos-tondela@hotmail.com . Gratos pela colaboração.