O "Parlamento" mais típico do País está em Molelos

Todos os dias ao cair da tarde , a fonte de Molelos é o ponto de encontro dos reformados da terra.

Apreciam o trânsito que passa, contam histórias do dia a dia, discutem futebol, cortam na casaca dos políticos… em contos de maldizer na gíria que só eles entendem.

O parlamento de Molelos, como ficou baptizado o lugar central da freguesia da louça preta, terá começado de forma natural, devido à beleza do local.

A originalidade deste parlamento distingue-se pela linguagem popular – o galramento, cujas expressões são caracterizadas pela comunicação oculta no seu significado. Do encontro diário resultou a combinação de um animado convívio protagonizado por Macarinho, uma figura carismática de Molelos que tem dado alma ao parlamento.

Para matar a dónia aos galfarros o convívio meteu merenda à base de granízio com martambúzios, penoso, vaqueiro e muita bufa. Cada galfarro levou um lunêto, lanfiou e chusmou à farta. Aquilo é que foi espetar a ferralha no penoso!

Também havia cúrria para provocar a cardina. Mas no meio de tantos galfarros, apenas zulava uma galfarrita de abispantes girados que foi arrastada pelo padranho.

Para continuarem com a tradição, no próximo ano os parlamentares de Molelos querem atiscar Rui Costa e Sousa na merenda.

É um tal galfarro do escamuncho que há-de juntá-lo às torrépias e às orelhas de mula na bombásia. Vai ser desde o lúzio até à chôna!

Fonte: turisviajar.tv

Para ver video e a tradução destas expressões escreva a palavra: Turiviajar.tv no browser da internet e prima a tecla “enter”