As Cantarinhas na Feira Mediaval de Viseu

Centenas de pessoas passaram durante o dia de ontem pelo Mercado 2 de Maio para visitarem a Feira à Moda Antiga, um evento organizado pelo Centro Cultural Distrital de Viseu que conta com a participação de dezenas de associações da região e que tem vindo a ganhar cada vez mais visitantes.

Comprar legumes, beber um copo de vinho ou de bagaço, aprender como se faz o linho ou simplesmente divertir-se com as actuações de diversos ranchos folclóricos. São muitas as razões que levam ano após ano centenas de pessoas à Feira à Moda Antiga e ontem não foi excepção.

Apesar do mau tempo que se fez sentir, especialmente de manhã e a meio da tarde, o Mercado 2 de Maio parecia pequeno para acolher todos os visitantes.

À espera do público estavam dezenas de associações oriundas da região que aceitaram o convite do Centro Cultural Distrital de Viseu para estarem presentes em mais uma edição daquele certame, que já faz parte do programa cultural da cidade.

De acordo com a organização, "mais do que o aspecto comercial que envolve todo o ambiente do Mercado, pretende-se que o estatuto cultural, as tradições duma época, se sobreponham e assim se concretizem as finalidades principais da feira, criando as etapas pedagógicas necessárias para transformar os participantes e o público num único quadro emblemático que é a Feira à Moda Antiga".

A maioria das pessoas que visitaram o certame não saiu de mãos vazias. Há quem aproveite para comprar legumes, doçaria tradicional, artesanato e outros artigos, que as colectividades colocam à venda, ajudando-as assim financeiramente a equilibrar os orçamentos, ao mesmo tempo que são levados para o passado, permitindo-lhes reviver, em muitos dos casos, a infância.

Fonte: Texto Diário de Viseu