À CONVERSA COM… Horácio Rodrigues

Horácio Rodrigues aceitou o convite para falar sobre o passado, o presente e o futuro. Sem rodeio apresentou o seu ponto de vista sobre os seus 2 mandatos transactos, a sua passagem pelo Atlético, as últimas eleições, a olaria e o movimento associativo da freguesia de Molelos.

Horácio Rodrigues tem 53 anos, natural de Molelos, casado, quatro filhos, funcionário da Administração Local (CMT) executando funções na empresa Águas do Planalto.

No campo Politico teve uma participação activa no passado recente:

- Preside a Junta de Freguesia de Molelos

- Membro da Assembleia Municipal de Tondela (por inerência)

- Presidiu a Junta de freguesia nos quadriénios 2001/2005 e 2005/2009

Na área Desportiva destacou-se como:

- Jogador do CAM

- Jogador do Lageosa do Dão

- Jogador do Canas de Santa Maria

- Arbitro regional da AF de Viseu

- Arbitro Auxiliar da 3ª, 2ª e 1ª Liga da FPF

- Presidente da Assembleia Geral do Clube Atlético de Molelos

- Presidente do Clube Atlético de Molelos

Foi também participante activo em outras áreas como:

- Presidente da SMIR

- Presidente da Assembleia Geral do Rancho “As Cantarinhas de Molelos”

.

Transcreve-se na íntegra, em diálogo directo, a CONVERSA COM… Horácio Rodrigues.

.

MOLELOS ONLINE: Os resultados do dia 11 de Outubro reconduziram-no pela terceira vez consecutiva como Presidente da Junta de Molelos com 73% dos votos. Este resultado deve-se ao facto de estar a concorrer contra uma lista que não possuía programa eleitoral?

HORÁCIO RODRIGUES: Não. O resultado é o reflexo do trabalho realizado nos últimos dois mandatos que presidi.

.

MOLELOS ONLINE: A inexistência de uma candidatura do PS nas últimas eleições é algo atípico em Molelos. Na sua opinião qual a razão de não existir uma candidatura do PS à Junta de Freguesia de Molelos?

HORÁCIO RODRIGUES: Deve fazer essa questão às estruturas locais e concelhias do Partido Socialista.

.

MOLELOS ONLINE: Comparativamente aos últimos dois mandatos verificou-se uma mudança nos membros que constituem o elenco que preside. Qual a razão da saída do Engª José António Dias como Secretário da Junta?

HORÁCIO RODRIGUES: Com a nova Lei da paridade havia necessidade de introduzir um elemento do sexo feminino. Em consonância com o próprio ficou definido, caso a lista encabeça por mim fosse vencedora, o Engº José António Dias ocuparia o cargo de Presidente da Assembleia de Freguesia. O que aceitou com bastante agrado.

.

MOLELOS ONLINE: A Freguesia de Molelos nos últimos 8 anos foi sujeita a inúmeras obras de requalificação. Quais as obras que destaca?

HORÁCIO RODRIGUES: Foram tantas… Mas destacaria quatro:

- Requalificação da EN 230 (Café Cantarinhas – Fungão)

- Arranjo Urbanístico Santa Luzia (Botulho) - Avenida Ponte Pedrinha – Calvário – igreja;

- Requalificação da avenida: Botulho – Molelinhos – Várzea do Homem (em curso);

- Requalificação do Complexo Desportivo do Vale da Pata com a implementação do piso sintético.

.

MOLELOS ONLINE: Nos próximos 4 anos quais são as prioridades da Freguesia de Molelos? As obras anunciadas no programa eleitoral vão ser todas realizadas?

HORÁCIO RODRIGUES: Como nos anos transactos conseguimos cumprir cerca de 90% do programa eleitoral. È nossa intenção, sabendo das dificuldades existentes, cumprir integralmente o programa apresentado. De qualquer forma vamos dar prioridade ao problema social apoiando os idosos, as crianças e os mais necessitados.

.

MOLELOS ONLINE: Molelos possui actualmente oito associações contudo não existe interligação entre as mesmas. Partilha desta opinião?

HORÁCIO RODRIGUES: Partilho. Embora não estejam interligadas é notório que estão no seu pleno de actividade, excepto a SMIR que está a atravessar um período com alguma dificuldade directiva.

.

MOLELOS ONLINE: Como Presidente de Junta e antigo Presidente da SMIR como recebeu a notícia que uma das associações com boas infra-estruturas do concelho de Tondela iria "fechar as portas"?

HORÁCIO RODRIGUES: Fiquei triste. Mas penso que será uma situação pontual, à semelhança de outras pelo País. A SMIR atravessa um momento menos bom mas em breve vai ter a sua actividade normal.

.

MOLELOS ONLINE: Também foi Presidente do Clube Atlético de Molelos. Esclareça-nos 6 pontos.

1) È verdade que quando tomou posse no CAM “encontrou uma boa quantia de dinheiro que possibilitou fazer alguma obras e comprar uma carrinha”?

HORÁCIO RODRIGUES: Respondendo a sua pergunta devo esclarecer que já fui dirigente do CAM em dois períodos:

Em 1985/1986 e 1986/1987 numa das piores crises do Atlético, quando desceu da 3ª Divisão Nacional para a 3ª Distrital. Arranjou-se uma direcção de recurso, ao fim de várias assembleias gerais, presidida por o Sr. António Fernandes Dias de Matos, onde eu fui Presidente da Assembleia Geral, o qual subimos à 2º distrital.

O segundo período (95/96), ao fim de 7 assembleias gerais fui eleito presidente do Clube Atlético de Molelos, onde me mantive 6 anos.

Relativamente à sua pergunta é fácil de ser esclarecido, através do livro de actas e livro de caixa que devem estar no Clube.

.

2) Porque é que o sintético não foi construído a mais tempo?

HORÁCIO RODRIGUES: As pessoas devem recordar-se como eram as instalações do Clube, nomeadamente o campo de futebol, quando cheguei à presidência. As obras iniciadas em 1996 já foram feitas a pensar na implementação de um piso de relva, mais cedo ou mais tarde. Quando assumi a presidência da Junta quisemos concluir esta ideia. Assim incluiu-se a construção de um piso sintético no programa eleitoral de 2005 e, depois de se conseguir o financiamento, implementou-se recentemente a obra.

.

3) Afinal de quem é o espaço físico onde está implementado do sintético?

HORÀCIO RODRIGUES: O espaço físico é da freguesia de Molelos como proprietário da raiz, da empresa Tondelviva como superficiária e do BES enquanto durar o contrato de financiamento.

.

4) Foi no seu mandato que acabou o futebol de salão em Molelos. Que razões existiram para a sua extinção?

HORÁCIO RODRIGUES: Deve-se a falta de inscrição de equipas, essencialmente e à saturação por parte dos dirigentes.

.

5) Na sua opinião quem foram os impulsionadores do futebol em Molelos?

HORÁCIO RODRIGUES: Não são da minha memória, mas por aquilo que tenho ouvido o pioneiro do futebol em Molelos foi Telmo Fernandes da Mata.

.

6) E do CAM?

HORÁCIO RODRIGUES: Pelo que tenho lido, porque também não é da minha lembrança houve vários nomes: Nelson Matos Coimbra, José de Matos Coimbra, Carlos da Costa Pereira, José Ribeiro Melo, e tantos outros dessa época.

.

MOLELOS ONLINE: Ainda em relação ao desporto. Presumo que tem acompanhado o percurso do Escola Futebol de Molelinhos, o qual na presente temporada apenas soma uma derrota. Acredita na reconquista da Taça de Portugal e na conquista do Campeonato Nacional feminino?

HORÁCIO RODRIGUES: Tenho acompanhado a evolução da equipa, a qual tem demonstrado que é possível alcançar essas conquistas. Pessoalmente acho que a equipa de Molelinhos e superior ao 1º Dezembro. (equipa que lidera o Campeonato Nacional)

.

MOLELOS ONLINE: A maior bandeira da Freguesia de Molelos é o Barro Negro de Molelos. Nos próximos 4 anos para além da construção da estátua ao oleiro que mais pode ser feito pela olaria?

HORÁCIO RODRIGUES: Isto depende dos próprios oleiros. Eles próprios devem se organizar e realizar uma feira de artesanato de grande dimensão, chamar novos valores para apreender esta arte. Quando os principais interessados (oleiros) se organizarem nós (Junta) estamos aqui para os ajudar no que for necessário, o qual tem vindo a acontecer.

.

MOLELOS ONLINE: Este é o último mandato na Junta. No final do mandato pode voltar a presidir alguma associação da Freguesia de Molelos? Ou tem em mente outros objectivos superiores?

HORÁCIO RODRIGUES: Para presidir qualquer associação de Molelos não preciso de terminar o mandato. De momento a minha atenção prende-se com a Junta de Freguesia embora nao se deva dizer “nunca”.

.

MOLELOS ONLINE: Qual a sua preferência, caso voltasse ao associativismo?

HORÁCIO RODRIGUES: O Atlético de Molelos.

.

MOLELOS ONLINE: O que pensa sobre o Portal Molelos Online alojado em http://www.molelos.pt.vu/?

HORÁCIO RODRIGUES: Está a ser prestado um bom trabalho à freguesia, e o que se pede às Pessoas que o visitam ou colaboram com as suas opiniões, devem ser responsáveis e não se escondam atrás do anonimato, seja o seu contributo positivo ou negativo.