JOVENS DE MOLELOS QUE SE DESTACARAM PELO MÉRITO

Ao longo dos últimos anos vários jovens da freguesia de Molelos destacaram-se pelo seu desempenho e mérito escolar, académico, desportivo e profissional. Apresenta-se alguns exemplos de sucesso que orgulham e engrandecem a freguesia de Molelos.

O jovem Molelense, Pedro Miguel Matos Pires Crisóstomo foi recentemente distinguido como o melhor aluno do ano lectivo 2011/2012 da Escola Profissional de Tondela (EPT). Esta distinção tem como objetivo premiar o seu esforço, dedicação e empenho. Por outro lado a direção da EPT pretende que este seja um exemplo para os jovens menos motivados e empenhados, segundo noticia do Beirão Online. 

Daniel Ribeiro, natural de Molelos, emigrante em frança, vai deslocar-se a Portugal durante o mês de Outubro pra receber a distinção de melhor aluno da Escola Profissional de Vouzela do curso de Cozinha do ano lectivo que findou recentemente. 

João Coimbra, enquanto estudante da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego do curso de Cozinha Avançada representou Portugal num concurso internacional de cozinha, realizado em Madrid no inicio do ano de 2012. 

Em 2012, Micaela Matos (Micas) atual jogadora do Boavista (Futebol Feminino) e ex- atleta do Escola Futebol Clube de Molelinhos destacou-se ao marcar o primeiro golo de uma atleta portuguesa em fases finais do campeonato europeu de futebol feminino frente à Romenia. 

Também no desporto Anival Coimbra tem um percurso brilhante. 

Após ter-se sagrado campeão da Europa de powerlifting na Ucrânia, com o recorde de 1.010 kg no total dos três movimentos, Aníbal Coimbra adicionou mais um título ao seu palmarés. Este molelense, residente no Luxemburgo também alcançou  uma medalha de ouro no World Men's Classic Cup, competição que se disputou em Estocolmo (Suécia). O concurso foi uma inovação na modalidade, já que os participantes não utilizaram o material específico de powerlifting, efectuando os levantamentos em movimentos livres. Aníbal Coimbra levantou um total de 847,5 kg nos três movimentos – de pernas, no banco e no peso morto. Em segundo lugar ficou o estónio Alex Evrard Raus, com 845 kg e, em terceiro, o Ucraniano Dmitri Likhanov, com 830 kg.

Os seus consecutivos êxitos além fronteiras foram reconhecidos recentemente pela Assembleia de Freguesia de Molelos e Câmara Municipal de Tondela com atribuição da Medalha Municipal de Mérito (prata).



Teresa Gentil cresceu em Tondela, tropeçou nas várias artes cénicas do ACERT, estudou composição musical no Porto e intervém actualmente na vida cultural da Ilha de são Miguel. 
Teresa Gentil, cantautora de «cantos de língua» lançou o álbum "Genti'ilesa". Um punhado de canções que absorvem uma miríade de estilos e que servem de suporte para a poesia de Natália Correia, Eugénio de Andrade e da própria Teresa, mestre na arte de tocar em assuntos incómodos com elegância. 

Paulo Simões destacou-se ao participar no Campeonato Mundial de Profissões, que se realizou no Canada, em Calgary, de 1 a 6 de Setembro de 2009 que contou com a participação de 50 países, representados por 850 concorrentes. 
Paulo Simões representou Portugal na categoria de Serviço de Restaurante, tendo-se classificado em 19º lugar, num total de 26 concorrentes. 
Já antes tinha participado na edição final do Concurso Maestro del Espresso Junior, enquanto aluno do 3º ano do Curso de Restaurante/Bar da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra onde se classificou em 2º lugar.

Em 2009, Cindy Morais alcançou o titulo de Miss Portugal no Luxemburgo 2009. Natural da capital luxemburguesa, a jovem tem raízes familiares em Tondela (Molelos e Botulho).

Também em 2009 Paulo Coimbra participou no Campeonato Europeu de Futebol de 7 para deficientes realizado em Lisboa  Este evento é patrocinado pelo Governo português e é reconhecido pela UEFA sendo os seus participantes maiores de 18 anos e portadores de deficiência intelectual. 

No longínquo ano de 2007, Luís Loureiro foi noticia por integrar a Academia do Sporting Clube de Portugal.

Em 2007 foi atribuído a Ricardo Santos um Estatuto de Mérito pela Escola Superior de Tecnologia de Viseu pelo "elevado grau de responsabilidade e eficiência demonstrado enquanto dirigente associativo". 

Em 2006, Paulo Jorge Coimbra de Matos, aluno do curso de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia de Viseu do Instituto Politécnico de Viseu recebeu um dos 12 prémios atribuídos aos melhores alunos desta instituição. 

Estes são apenas alguns exemplos que merecem a nossa admiração. Certamente existem outros exemplos na freguesia de Molelos que poderiam ser apresentados. Apenas por desconhecimento não foram abordados.