Atendendo à Proposta Concreta da Reorganização Administrativa das Freguesias prevê-se a redução de 1165 freguesias em território nacional, na qual a FREGUESIA de MOLELOS NÃO ESTÁ INCLUÍDA.

De acordo com o artigo 6º, nº1, alínea c), da Lei nº 22/2012, e uma vez que não se aplica o n.º 3 do mesmo artigo, o território do Município de Tondela deverá alcançar-se uma redução de setes freguesias, sendo uma cujo território se situa, total ou parcialmente, no lugar urbano de Tondela e seis outras freguesias, umas das quais Silvares por possuir menos de 150 habitantes.
No caso concreto do Município de Tondela a UTRAT apresentou duas Propostas (A e B), considerando que a Proposta B “constitui a resposta mais adequada para a reorganização administrativa pretendida para o município”.
Proposta B
2) Freguesia de S. João do Monte e Freguesia de Mosteirinho – “União da Freguesias de S. João do Monte e Mosteirinho”
3) Freguesia de Caparrosa e Freguesia de Silvares – “União das Freguesias de Caparrosa e Silvares”
4) Freguesia de Mouraz e Freguesia de Vila Nova da Rainha – “ União das Freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha”
5) Freguesia de Barreiro de Besteiros e Freguesia de Tourigo – “União das Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo”
6) Freguesia de S. Miguel de Outeiro e Freguesia de Sabugosa – “União das Freguesia de S. Miguel de Outeiro e Sabugosa”
7) Freguesias de Mosteiro de Fráguas e Freguesia de Vilar de Besteiros – “União das Freguesias de Mosteiro de Fráguas e Vilar de Besteiros”
Como a Assembleia Municipal de Tondela não promoveu a agregação de quaisquer freguesias não se pode pronunciar de forma a promover qualquer alteração na proposta concreta apresentada pela UTRAT, tal como prevê a Lei 22/2012.
Assim o resultado final do novo mapa administrativo do Município de Tondela apenas depende da votação do diploma na Assembleia da República. È expectável que a Assembleia da Republica vote em consonância com a proposta mais adequadas (Proposta B), caso contrário o trabalho global elaborado pela UTRAT seria seriamente descredibilizado.
Este desfecho previsível – que garante a manutenção da FREGUESIA DE MOLELOS - satisfaz a grande maioria da população da Freguesia de Molelos.

Até uma página no Facebook foi criada para sensibilizar os demais intervenientes neste processo apesar de promover, por vezes, a especulação gratuita.
A Assembleia de Freguesia de Molelos sempre demonstrou total repúdio pela extinção e fusão de Molelos, enquanto freguesia, como se pode comprovar pela Minuta da Ata que foi apresenta na Assembleia Municipal de Tondela de 26 de Setembro de 2012.
Numa altura que a classe politica se encontra totalmente descredibilizada, os membros da Assembleia de Freguesia de Molelos demonstraram que não são subservientes ao partido pelo qual foram eleitos.