Opinião: MOLELOS mantém-se como FREGUESIA!

Atendendo à Proposta Concreta da Reorganização Administrativa das Freguesias prevê-se a redução de 1165 freguesias em território nacional, na qual a FREGUESIA de MOLELOS NÃO ESTÁ INCLUÍDA.
No seguimento das propostas apresentadas pelos diversos partidos na Assembleia Municipal de Tondela de 26 de Setembro de 2012 e das propostas apresentadas pelas Assembleias de Freguesia de Caparrosa, Lobão da Beira, Molelos, Mosteiro de Fráguas e Tourigo que convergiam em desacordo com a agregação de quaisquer freguesias do concelho de Tondela, a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) perante a ausência de pronúncia da assembleia municipal apresentou uma proposta concreta de reorganização administrativa do território das freguesias do Município de Tondela tal como prevista art. 14, nº1, alínea b), da Lei 22/2012 
De acordo com o artigo 6º, nº1, alínea c), da Lei nº 22/2012, e uma vez que não se aplica o n.º 3 do mesmo artigo, o território do Município de Tondela deverá alcançar-se uma redução de setes freguesias, sendo uma cujo território se situa, total ou parcialmente, no lugar urbano de Tondela e seis outras freguesias, umas das quais Silvares por possuir menos de 150 habitantes. 
No caso concreto do Município de Tondela a UTRAT apresentou duas Propostas (A e B), considerando que a Proposta B “constitui a resposta mais adequada para a reorganização administrativa pretendida para o município”. 

Proposta B 
1) Freguesia de Tondela e Freguesia de Nandufe – “União das Freguesias de Tondela e Nandufe” 
2) Freguesia de S. João do Monte e Freguesia de Mosteirinho – “União da Freguesias de S. João do Monte e Mosteirinho” 
3) Freguesia de Caparrosa e Freguesia de Silvares – “União das Freguesias de Caparrosa e Silvares” 
4) Freguesia de Mouraz e Freguesia de Vila Nova da Rainha – “ União das Freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha” 
5) Freguesia de Barreiro de Besteiros e Freguesia de Tourigo – “União das Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo” 
6) Freguesia de S. Miguel de Outeiro e Freguesia de Sabugosa – “União das Freguesia de S. Miguel de Outeiro e Sabugosa” 
7) Freguesias de Mosteiro de Fráguas e Freguesia de Vilar de Besteiros – “União das Freguesias de Mosteiro de Fráguas e Vilar de Besteiros” 

Como a Assembleia Municipal de Tondela não promoveu a agregação de quaisquer freguesias não se pode pronunciar de forma a promover qualquer alteração na proposta concreta apresentada pela UTRAT, tal como prevê a Lei 22/2012. 
Assim o resultado final do novo mapa administrativo do Município de Tondela apenas depende da votação do diploma na Assembleia da República. È expectável que a Assembleia da Republica vote em consonância com a proposta mais adequadas (Proposta B), caso contrário o trabalho global elaborado pela UTRAT seria seriamente descredibilizado. 
Este desfecho previsível – que garante a manutenção da FREGUESIA DE MOLELOS - satisfaz a grande maioria da população da Freguesia de Molelos.
Desde Setembro de 2011, quando foi apresentado os primeiros conteúdos da reforma administrativa, os Molelenses, em geral, demonstraram um grande afecto pela sua terra. Presenciei grandes momentos de cidadania activa em defesa desta nobre freguesia.
Até uma página no Facebook foi criada para sensibilizar os demais intervenientes neste processo apesar de promover, por vezes, a especulação gratuita. 
A Assembleia de Freguesia de Molelos sempre demonstrou total repúdio pela extinção e fusão de Molelos, enquanto freguesia, como se pode comprovar pela Minuta da Ata que foi apresenta na Assembleia Municipal de Tondela de 26 de Setembro de 2012.
Numa altura que a classe politica se encontra totalmente descredibilizada, os membros da Assembleia de Freguesia de Molelos demonstraram que não são subservientes ao partido pelo qual foram eleitos.

Com isto é expectável que MOLELOS mantenha-se como FREGUESIA!