Intervenções de Ricardo Santos na Assembleia de Freguesia de Molelos

No passado dia 21 de Dezembro de 2012 realizou-se a reunião ordinária do mês de Dezembro de 2012 da Assembleia de Freguesia de Molelos onde tive oportunidade de abordar alguns assuntos que marcam a actualidade da Freguesia de Molelos. 
Pela primeira vez, por motivos de saúde, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Molelos, Horácio Rodrigues, não esteve presente. 
Ao abrigo da alínea b) artigo 20º do Regimento da Assembleia de Freguesia de Molelos abordei o seguintes temas: 
1) Em primeiro lugar, como não podia deixar de ser, desejei as mais céleres melhoras ao Presidente da Junta de Freguesia de Molelos que se encontrava internado à data. 
2) Felicitei os oleiros/ceramistas Xana e Lima pelo mais recente trabalho – exposição Toupeitadas - exposto no Museu Terra de Besteiros. Esta iniciativa é uma boa promoção da Loiça preta de Molelos enquanto arte a desenvolver, a preservar e a expor em outras galerias nacionais e internacionais. 
3) Felicitei o Grupo de Cicloturismo Sempre a 30 pela digna organização da prova de BTT – Na rota do Barro Negro – que arrecadou os maiores elogios da parte dos participantes. Ainda aproveitei para felicitar os elementos do Grupo de Sempre a 30 que semana após semana coleccionam troféus nas provas que participam. 
4) Apresentei um Voto de Louvor ao Executivo da Junta de Freguesia de Molelos por mais uma edição do Natal Para Todos. Esta iniciativa tem um significativo impacto social e demonstram a sensibilidade e o humanismo das pessoas que “conduzem” os destinos da freguesia de Molelos. 
5) Felicitei o Executivo e o movimento associativo de Molelos por embelezarem, mais uma vez, os espaços públicos da Freguesia de Molelos na época natalícia. São estes pequenos (grandes) detalhes que engrandecem o movimento associativo único e dinâmico da freguesia de Molelos. 
6) Apesar de não estar presente, felicitei o presidente da Junta de Freguesia de Molelos, Horácio Rodrigues, pela forma como conduziu o processo da reforma administrativa na freguesia de Molelos. Ciente de todas as possibilidades demonstrou grande sentido de responsabilidade desde o início deste processo. 
7) Apresentei um voto de Louvor a Aníbal Coimbra, residente no Luxemburgo, natural de Molelos que recentemente alcançou mais um título mundial no desporto que pratica. 
8) Felicitei Daniel Ribeiro e Pedro Crisóstomo pela distinção de melhores alunos no ano transacto na Escola Profissional de Vouzela e Escola Profissional de Tondela, respectivamente. 
9) Apresentei um Voto de Congratulação como e Executivo da Junta de Freguesia de Molelos se empenhou em solucionar a falta de médicos na Extensão de Saúde de Molelos. 
10) Apresentei também um Voto de Louvor ao Dr. José Pardal pelo exemplo, profissionalismo e humanismo que demonstrou enquanto médico na Extensão de Saúde de Molelos. 
11) Por fim apresentei um Voto de Lamentar pelo populismo em redor da falta de médicos na Extensão de Saúde de Molelos. À semelhança do que acontece a nível nacional é vergonhoso a forma de actuar num período que se exige , no mínimo, respeito, responsabilidade, e acima de tudo soluções que minimizem as extravagâncias esbanjadoras características do passado . 

Em relação à Proposta de Opções do Plano de Actividades e Orçamento para 2012 questionei o executivo sobre a construção do saneamento em Molelinhos, Fungão e Raposeiras. Este é eventualmente a maior lacuna da Freguesia de Molelos. É imperioso que este serviço, indicador de desenvolvimento, seja uma prioridade da Junta de Freguesia de Molelos e Câmara Municipal de Tondela. 

Em relação ao ponto 3 do período da Ordem do Dia - Protocolo de cooperação entre a Junta de Freguesia de Molelos e a DRAPC, relativo ao baldio do Tojal Mau – felicitei o executivo e o presidente da Assembleia de Freguesia de Molelos, na pessoa de José António Dias pela forma empenhada que se envolveram neste processo para reaver estes terrenos da freguesia de Molelos, com evidentes mais-valias para a freguesia de Molelos, num futuro próximo. Este protocolo prevê que os terrenos das pastagens situadas no Tojal Mau passem de novo para a alçada da Junta de Freguesia de Molelos. Actualmente o estado paga uma renda (simbólica) à Junta de Freguesia de Molelos para a utilização dos terrenos. 
Estes terrenos podem ser geradores de riqueza e emprego num futuro próximo. Os últimos desenvolvimentos são bastantes positivos e existem fortes possibilidades que a Junta de Freguesia administre este espaço brevemente. 

Em relação ao ponto 5 – Outros assuntos da Freguesia de Molelos alertei o executivo para a degradação do piso da Rua do Machorro. Por outro lado, questionei o executivo sobre se conhece novos desenvolvimentos em relação à colocação de outro médico de família na Extensão de Saúde de Molelos.