HISTÓRIAS E TRADIÇÕES

Molelos é Terra de tradições e histórias perdidas no tempo, algumas apenas perduram na memória de quem as viveu. Existem poucas, ou nenhumas obras que relatam as histórias vividas pelos nossos antepassados.

Recordar o passado é a melhor forma de viver o presente. Esta rubrica, à semelhança de outras existentes neste espaço, visa recordar todas as tradições que se perderam no tempo, assim como aquelas que perduram até aos dias de hoje. Assim o contributo dos demais anónimos é essencial para o seu êxito.

Exemplo de uma história curiosa.

A primeira equipa do Clube Atlético de Molelos que venceu no campo do Fontelo o Académico de Viseu foi a equipa dos juniores, (equipa esta que disputou o Nacional de Juniores).

Nesta época era presidente o Sr. Nelson, que tinha sido convidado para um casamento que se realizava no dia que o CAM jogava com o poderoso Académico de Viseu. Por outro lado os elementos que constituíam a equipa técnica também foram convidados para esse casamento. Foi necessário nomear um responsável para orientar a equipa que jogava em Viseu.

Foi nomeado o nosso conterrâneo e amigo Macarinho com os 21/22 anos, ao qual foi pedido apenas que a equipa se portasse bem!

Contra todas as expectativas a equipa do CAM vencia o Académico de Viseu a dez minutos do fim do jogo. O Macarinho “armado” em treinador, fez entrar o “Zé Mano”, jogador este que possuía uma estatura física superior aos colegas, e pediu-lhe que guardasse a bola pois o jogo estava quase a acabar.

Entrou em campo e quando lhe passaram a bola ele passou por um, passou por outro, e não largava a bola. Entretanto o árbitro apitou e ele colocou o pé sobre a bola e disse para os adversários e para o árbitro que não dava a bola, pois o seu treinador tinha-lhe pedido antes de entrar para ele guardar a bola e queimar tempo.

A inocência deste acto ainda é recordada com entusiasmo e alegria pelos intervenientes que estavam presentes no Estádio do Funtelo.

Terminado o jogo, o CAM venceu e regressou a casa.

Este episódio é um de muitas histórias que merecem a nossa atenção. O contributo de todos é essencial para recordar o passado. Envie o relato dos momentos que engrandecem a História de Molelos para molelos-tondela@hotmail.com