Acesso à saúde...

A minha opinião já é conhecida, mas vou rebater um pouco sobre esta questão, expressando a minha opinião como cidadão. (Não como comunista pois nunca o fui… senão tinha todo o prazer em me identificar como tal).

Realmente as Extensões de Saúde funcionam mal. Quando afirmo isto, não estou a falar (dos bons ou maus) profissionais que lá trabalham. Todos que recorrem a este serviço sabem disto. O sistema actual é desajustado, desactualizado e insensível.

Desajustado, pois este serviço parou no tempo. Deste que me lembro este serviço funcionou da mesma forma. Não me recordo de nenhuma alteração significativa sobre este serviço, a não ser a alteração do nome, de Centro de Saúde de Molelos passou a designar-se por na Extensão de Saúde de Molelos.

Desactualizado, pois não se admite que uma pessoa para actualizar o seu cartão tenha que, depois de entregar os papéizinhos na Extensão de Saúde de Molelos, tenha que ir ao Centro de Saúde de Tondela actualizar o cartão. O “jogo do ping-pong” deveria ter tendência a desaparecer com as tecnologias.

Insensível, pois não me revejo com 80 anos e levantar ás 4horas (ou duas) da manha para ir passar o resto da noite ao frio e á chuva, como acontece muitas vezes.

Assim, tal como compete ao Sr. Ministro, este reparou que era preciso alterar o actual sistema, de modo a obter o consenso das outras forças politicas, para no futuro não ser alterado. Apesar dos outros partidos ainda não se terem pronunciado sobre o assunto, o amigo Correia de Campos, tem a certeza que o sistema a implementar vai solucionar dois problemas:

a) Consultas não programadas,

b) Marcação das consultas de madrugada

Uma coisa é certa, a Extensão de Saúde de Molelos, no passado recebia diariamente cidadãos para cumprimentar os médicos e enfermeiros que por ali trabalham. Contudo, sei que esta situação já não acontece uma vez que os médicos não o permitem actualmente. Existem pessoas que recorrem a este posto médico semanalmente. Será que estão mesmo doentes?

Outro ponto, vergonhoso é a marcação das consultas. Levantar as duas da manha, como eu sei quem o fez para ter uma consulta. Quem trabalha pode ser consultado pelo médico de família? E a desculpa que há fichas pelo telefone, sou obrigado a discordar, pois tem dias que ás onze da manha não há consultas e o telefone não tocou…