AMENDOAS AMARGAS

Como já tive oportunidade de apresentar, na Raposeiras, a Páscoa é extremamente vivida pela maioria dos habitantes principalmente pela juventude, que alimentava anualmente uma tradição ilegal: o lançamento de foguetes.

O lançamento de foguetes requer requisição de licença para o lançamento dos mesmos. Como nunca se tirou licença para o lançamento de foguetes na Raposeiras ano após ano era uma aventura lançar os mesmos, uma vez que havia noção que as Autoridades poderiam aparecer. E tantos anos se repetiu a aventura que, a juventude da Raposeiras foi “aparentemente surpreendida” por uma patrulha da GNR de Tondela no dia de Páscoa, que identificou uma pessoa por não estar habilitada para o lançamento destes objectos.

Foram aprendidos os foguetes que estavam para ser lançados e passado um mês o indivíduo identificado foi notificado para pagar 300 € de coima.

O respeito pela lei é uma obrigação de todos. Como esta coima resultou de uma tradição que tem mais de 70 anos, o povo uniu-se e ajudou a angariar o montante acima especificado.

Por outro lado, o desrespeito pelas nossas tradições, quando este é realizado por má fé, demonstra o carácter moribundo das pessoas que o praticam. Essas atitudes ficam sempre associadas a quem as pratica.

Independentemente da tentativa de “alguém”, por má fé querer estragar um convívio anual que contribui para o fortalecimento dos laços de amizade e vizinhança, para o ano esta tradição vai-se repetir e o lançamento dos foguetes vai acontecer o mais cedo quanto a legislação em vigor assim o permitir.

Ficam algumas fotos da Páscoa 2009 que valem mais que mil palavras.