À CONVERSA COM…. Miguel Pratas

Miguel Pratas foi o treinador responsável pela manutenção da equipa de futebol do Clube Atlético de Molelos na divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu. Este jovem treinador substituiu ao meio da época o treinador de então, Quim Jó, responsável pela subida de divisão do CAM na época transacta.

O CAM na primeira volta arrecadou 12 pontos, que comprometiam as aspirações da manutenção. Com a mudança de equipa técnica foram aparecendo resultados pontuais que permitiram alcançar os 38 pontos e o 11º lugar na classificação.

Nome: Miguel Pratas

Categoria: 2º Nível de Treinador de Futebol

Idade: 31

Clubes que representou: C.D. Tondela (juniores), Besteiros e CAM

................

ESPAÇO DE MOLELOS NA NET: É treinador de futebol a quantos anos? Que balanço faz da sua carreira?

PRATAS: Tirei o curso há 4 anos. O balanço é francamente positivo. Uma ida á 2ª fase do campeonato de Juniores, uma subida de divisão no 1º ano como treinador de seniores ao serviço do Besteiros, seguido de uma boa prestação no campeonato da 1ª divisão sul na época seguinte. Este ano, desde que cheguei ao CAM, consegui fazer uma excelente recuperação e a ambicionada manutenção na divisão de honra.

ESPAÇO DE MOLELOS NA NET: Que balanço faz do período que esteve no C.A.M? Considera positiva a sua prestação no CAM?

PRATAS: Muito bom. Foi uma 2ª volta fantástica, fiquei muito contente por ter trabalho com um grupo tão bom.

ESPAÇO DE MOLELOS NA NET: Aparentemente o período de adaptação ao CAM foi fácil. Partilha desta opinião?

PRATAS: Sim claro. Já conhecia grande parte dos jogadores e também fui bem aceite por eles, houve uma boa reciprocidade.

ESPAÇO DE MOLELOS NA NET: Quando ingressou no CAM, presumo que o objectivo nº1 era a manutenção. Alguma vez sentiu que esse objectivo pudesse não ser alcançado?

PRATAS: Sim. Foi um grande desafio, sabia que não era tarefa fácil pela posição na tabela, mas confiei no meu valor e no valor do grupo de trabalho e com o passar dos jogos fomos ganhando cada vez mais confiança e acreditar que era possível.

ESPAÇO DE MOLELOS NA NET: Qual é o segredo para manter a equipa motivada, sabendo à partida que os jogadores não ostentam grandes salários?

PRATAS: Não há segredos. Fomos um grupo bastante unido, nos bons e maus momentos. Os jogadores assumem jogar por um clube em troca de algum dinheiro, havendo esse acordo, só temos é que representar e dignificar bem as cores do CAM.

ESPAÇO DE MOLELOS NA NET: Será uma boa oportunidade para alcançar um bom contrato, enquanto treinador de futebol? Começam as especulações e os clubes necessitam-se de fazer novas aquisições. Já foi contactado por algum clube ou já acertou com o CAM a manutenção?

PRATAS: Para já não penso nisso, continuar a treinar com o gosto que tenho pelo futebol e sentir-me bem com o que faço. Á partida será para continuar para a próxima época e dar continuidade ao trabalho que já foi feito.

ESPAÇO DE MOLELOS NA NET: È do domínio publico que os adeptos do CAM são bastantes exigentes. Que impressão ficou dos adeptos de Molelos?

PRATAS: Uma óptima impressão dos adeptos do CAM. Deram-nos bastante aopio e nós sentimos isso, um obrigado a eles.

ESPAÇO DE MOLELOS NA NET: O CAM tem um bom plantel. Qual ou quais os jogadores que se evidenciam? Se ficar no CAM, de quais não abdica?

PRATAS: Todos foram importantes, não podendo deixar de destacar o contributo dado pelos juniores.

ESPAÇO DE MOLELOS NA NET: Qual ou quais os treinadores de futebol profissional que admira? Com quais se identifica?

PRATAS: Não tenho nenhum em especial, sou sincero. Gosto dos treinadores jovens que estão agora a chegar a grandes equipas, acho que é importante para o futebol.

ESPAÇO DE MOLELOS NA NET: Iniciou a sua carreira no Clube desportivo de Tondela. Tem objectivos treinar esse clube?

PRATAS: Para já não penso nisso, estou bem no CAM e quero continuar a fazer um bom trabalho, já se sabe que no futebol temos que mostrar trabalho para poder um dia chegar mais acima, vamos ver.

ESPAÇO DE MOLELOS NA NET: O CAM possui as condições ideais para se ser treinador de Molelos? O que falta?

PRATAS: Sim. Temos que ter em conta a divisão onde estamos e a realidade que vivemos, nesse contexto acho que o CAM tem boas condições para se realizar um bom trabalho.

ESPAÇO DE MOLELOS NA NET: A nível distrital que jogadores gostaria de treinar, sabendo a partida que não o fará pois o CAM não tem condições financeiras para os possuir?

PRATAS: Houve 3 ou 4 jogadores que eu gostei, mas não vou estar a nomear.

ESPAÇO DE MOLELOS NA NET: O que pensa do projecto O ESPAÇO DE MOLELOS NA NET alojado em www.molelos-tondela.blogspot.com ?

PRATAS: Não tenho ainda um grande conhecimento sobre o projecto, mas do pouco que vi, acho que tem pernas para andar e Molelos merece assim um Espaço, Parabéns.Aproveito para felicitar toda a Direcção, sócios e simpatizantes do CAM, ao Sr. Luís e ao Dr. Elísio, que tiveram um trabalho fantástico, ao Mário e ao Rui que formaram comigo a equipa Técnica, e também á minha família e amigos que me apoiara bastante nestes meses que estive ao serviço do Molelos.Obrigada a Todos.

NOTA: Obrigado pelo contributo e disponibilidade imediata que aceitaste este convite, que engrandece o ESPAÇO DE MOLELOS NA NET. Desde já aproveito para desejar os maiores sucessos pessoais, profissionais e desportivos.