Olaria ARTantiga

Localizada junto à cidade de Tondela, a freguesia de Molelos é caracterizada por uma antiga actividade artesanal, a louça de barro negro. As origens da cerâmica negra confundem-se com as práticas de sedentarização de povo, onde a fixação das populações, a produção e comercialização de excedentes alimentares, criaram laços de tradição e continuidade na aquisição de tipos e formas variadas: para servir à mesa, para conservar e cozinhar alimentos, para guardar água, armazenar vinho e azeite, etc. Esta função utilitária no quotidiano das populações chegou, apesar da concorrência com outro tipo de produtos, até aos dias de hoje.

Das práticas ancestrais sobressai pelo método arcaico, o processo tradicional de cozedura em soenga, que consistia na colocação da loiça numa cova pouco funda cavada no solo. Após ser coberta parcialmente com lenha de pinheiro e tapada com torrões de terra, era ateado o fogo, deixando-se cozer sobre o olhar atento do artesão.

A característica negra do barro explica-se pela cozedura de tipo redutor, que consiste em abafar com terra a louça na fase final da cozedura, impedindo a entrada de oxigénio. Devido a processos físicos e químicos, a louça torna-se completamente negra e em parte impermeabilizada. Actualmente são utilizados nesta olaria fornos a lenha, por serem mais práticos e funcionais.

A qualidade e plasticidade do barro usado estimulou presentemente a criatividade dos oleiros da freguesia de Molelos, surgindo assim peças decorativas muito originais, presentes nos lares de muitas famílias portuguesas e também no estrangeiro.

A olaria ARTantiga, empresa dos irmãos Luís Carlos e José Manuel Lourosa, pertence a uma nova geração de oleiros. Criativos e dinâmicos, utilizam as técnicas antigas em harmonia com os recursos e meios da actualidade. Num mercado cada vez mais competitivo, procuram novas abordagens e estilos. A perfeição nos acabamentos, a sofisticação das formas e o empenho posto na sua promoção conquistam um lugar de estaque na promoção turística e económica da freguesia de Molelos.