Escola de Molelos cria Museu

Preservar e recuperar a memória do ambiente escolar de outros tempos são os objectivos de um projecto que alunos de Tondela estão a desenvolver. A criação de um museu escolar é um processo que começou a ser idealizado em 2007 e que continua em crescimento.

Com a desactivação da Escola Primária do Carvalhal, o edifício passou a ser o espaço ideal para receber este museu. Neste momento, o projecto, intitulado "Memórias Vivas", está nas mãos dos alunos do 12.º A da Escola Secundária de Molelos que o receberam como "herança" dos seus colegas da Escola Secundária de Tondela.

O projecto começou a ser desenvolvido por uma turma do 12. º ano de escolaridade, da Escola Secundária de Tondela, em parceria com a autarquia. "Este projecto surgiu através da disciplina de Área Projecto, na qual os alunos sugeriram recriar a escola de há cerca de quatro ou cinco décadas", explicou na altura a professora responsável, Lisete Coimbra.

Apelo à população para ceder material

No ano lectivo de 2007/2008, a primeira turma a envolver-se no projecto efectuou o restauro de algum material que existia no Museu Municipal, como mapas e secretárias. No último ano lectivo, a turma de 12.º B desenvolveu no concelho uma campanha de recolha de espólio relacionado com o ensino.

Esta angariação continua a decorrer e os actuais responsáveis pelo projecto apelam à população do concelho para ceder "com carácter definitivo ou a título de empréstimo, materiais que possua e pretenda ver expostos no referido museu".

"Continuamos com a campanha de angariação de antigos materiais escolares, como livros, cadernos, instrumentos de escrita, mapas, entre muitos outros, como quadros e carteiras onde eram colocados os tinteiros para as canetas de aparo", deram como exemplos Diogo Silva e Bruno Marques, dois dos alunos que são o "rosto" desta iniciativa.

O museu escolar vai ser instalado na Escola Primária de Carvalhal que se encontra desactivada há alguns anos. O espaço, situado a cerca de 500 metros da Escola Secundária, foi cedido pela autarquia de Tondela que viu desta forma uma maneira de aproveitar o espaço.

Este será o terceiro museu escolar do género a ser criado no país.

in diário de viseu