CLUBE ATLÈTICO DE MOLELOS EM FESTA

No domingo passado o Clube Atlético de Molelos assegurou a manutenção na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu. Depois de um começo de época atribulado, caracterizado pelos resultados menos bons, o Clube de Molelos realizou um final de campeonato bastante bom, numa perspectiva que lhe permitiu assegurar a manutenção e festejar.

Quando se fala dos triunfos alcançados manda o bom senso nomear os responsáveis pelos mesmos. Eu gostaria de ser o mais correcto possível mas a minha ignorância desportiva talvez não o vai permitir. Mas vou tentar ser o mais junto quanto possível, começando pelo passado recente.

Na década de 90, o actual presidente da Junta de Molelos, Horácio Rodrigues e a sua equipa tomou posse como Presidente do Clube atlético de Molelos. Segundo se consta, o material desportivo em posse do clube era quase nulo. Tudo se resumia a escassez! Alguém me dizia: “Não havia bolas, meias, equipamentos, fatos de treino, etc, etc, apenas existia uma campo em péssimas condições!”.

Ao longo dos tempos o Clube Atlético de Molelos cresceu! As ausências iam se colmatando com a entrega do seu presidente e sua Equipa. Apareceu um espaço desportivo digno, apareceram as condições para se jogar futebol em Molelos, mas continuavam a faltar os resultados.

Todos nós sabemos que o Sr. Horácio foi o responsável por a obra que está no Vale da Pata e o impulsionador do futebol em Molelos.

Seguidamente seguiu-se a direcção do “Cabaças”. Homem que vivia cada derrota, cada vitória, que certamente fez o melhor que conseguiu. Recordo-me do desalento quando Molelos por 3 vezes seguidas jogou em Vouzela, salvo erro, e esta equipa perdia sempre devido a marcação de 2 ou 3 penalidades por jogo.

Este Homem dedicou o seu tempo ao clube tal como outros, não sei se mais ou menos, mas abdicou em prol de uma instituição da freguesia de Molelos, e isso é de louvar, assim como os outros Presidentes e pessoas que os acompanham.

Em seguida, depois de um vazio de poder surgiu o Professor Ferreira e a sua equipa. Após a subida de divisão avizinhava-se tempos difíceis devido a questões económicas. A competição era superior o que exigia (aparentemente) jogadores com mais capacidades de forma a competir de igual para igual. Depois do magnífico feito de subir de divisão, a equipa técnica foi alterada, surgindo o Pratas como salvador da época.

Desde já envio as minhas felicitações a este Amigo pelo sucedido, mas não posso esquecer o trabalho realizado pelo anterior treinador. Não aceito que um treinador tenha sido um herói e passados uns tempos, só porque os resultados não aparecem, já não vale nada. Acho que qualquer pessoa de bom senso se revê nesta posição.

Mas afinal Quem o responsável pela manutenção do Clube atlético de Molelos na divisão de honra da AFV???

Sem duvida a Direcção, as (duas) Equipas Técnicas, os Jogadores e Todos aqueles que contribuem com o seu suor para que o futebol em Molelos seja uma realidade, desde a pessoa que está na bilheteira, passando pelo bar até ou roupeiro.

Estão Todos de Parabéns e é mais um feito histórico assegurar a manutenção perante as adversidades financeiras que este clube teve (e tem?) ao longo da época. Defendo que as pessoas têm que mostrar as suas capacidades para serem apoiadas. O Clube Atlético de Molelos merece mais apoios. Os jogadores merecem mais. Esta Terra merece mais!

Guardei para o fim, a questão dos adeptos!

No domingo estive no vale da Pata, onde presenciei a uma entrega total. Os jogadores trabalharam, lutaram e sofreram para assegurar a manutenção. A muito tempo que não via um jogo de futebol assim, com tanta entrega e vontade de vencer. Sem querer ser injusto mais uma vez, destacou-se o Júlio pela sua classe, o Chalana pela entrega, o Almiro pela sua segurança, o Marco nas compensações, o João Filipe pela eficácia defensiva. Esta é a minha visão, não querendo desfazer o trabalho de ninguém, pois TODOS entraram com muita garra e determinação.

Os adeptos ajudaram! Aplaudiam cada lance de ataque, cada defesa, cada jogada perdida, cada lance bem assinalado pelo juiz. Mas contestavam todas as faltas contra a equipa da Terra. Os adeptos vibravam com cada lance que sucedia. E a culpa era sempre do juiz.

Que profissão injusta! Estes homens por mais que sejam honestos são sempre condenados por aquilo que fazem e por aquilo que não fazem. Mas faz parte do futebol! Cabe a cada um julgar cada lance, pois ele passa-se á nossa frente, pior é o que nos passa ao lado e não conseguimos compreender, principalmente na recta final dos campeonatos. Mas a Associação de Futebol de Viseu está atenta. Já deu provas que assim que há pistas de algo menos claro, estas podem ser seguidas! Mas eu de estas coisas percebo pouco! Acho que se fala mais do que é, pois se fosse verdade a maior parte das coisas que por ai se dizem, quem sabe falava abertamente sobre isso!

Molelos pode começar a projectar a próxima época e isso é que é importante para dignificar o futebol e a Terra da Loiça Preta, a Freguesia de Molelos.

Parabéns e continuação de bom trabalho!